RÁDIO WEB INESPEC - BLOG 41/2011

ATUALIZAÇÃO NESTA DATA: 24.01.2012 RÁDIO WEB INESPEC - 04 DE ABRIL DE 2010. 2012 - ANO II
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -INSTITUTO INESPEC. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - Inscrições no site CAEE2012 - Rua Dr. Fernando Augusto, 873 - Santo Amaro. Informações pelos Telefones: (85) 3245-8928 e 3245 8822 e 88 HORA DE FORTALEZA-BOM JARDIM-CEARء-BRASIL
relojes web gratis
INSTITUTO INESPEC. Instituto de Ensino Pesquisa, Extensمo e Cultura. Rua Dr. Fernando Augusto, 873 – Santo Amaro. CEP 60543375. Telefones: DDI 55 OPERADORA XXXX DDD 85 3245.88.22 e 3497.0459 – 88 23 82 49 e 86440168 CENTRO DE ATENDIMENTOEDUCACIONAL ESPECIALIZADO. CAEE-INESPEC - CNPJ: 08.928.223/0001-25
BLOG GERENCIADO PELA REDE VIRTUAL INESPEC EAD NEC CAEE RWI INESPEC http://rwi5102.blogspot.com/ CAEE NEC EAD CURSOS http://caee2012.blogspot.com/ LETREIRO ELETRÔNICO
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -INSTITUTO INESPEC. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - Inscrições no site CAEE2012 - Rua Dr. Fernando Augusto, 873 - Santo Amaro. Informações pelos Telefones: (85) 3245-8928 e 3245 8822 e 88 A PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO WEB INESPEC É TRANSCONTINENTAL E O SOM É DE ALTA QUALIDADE. PORÉM, DIFICULDADES NO SEU SISTEMA DE BANDA LARGA PODE DESQUALIFICAR A QUALIDADE DA TRANSMISSÃO. VEJA COMO ESTÁ A SUA RECEPÇÃO/TRANSMISSÃO: Velocimetro RJNET COORDENAÇÃO DESTE BLOG: caeeinespec@gmail.com

quarta-feira, 8 de abril de 2009

OPÚSCULO DE ARTE: ARTES VISUAIS NO BRASIL E NO MUNDO.

Professor César Venâncio - Historiador.
CONTÉUDO PROGRAMÁTICO.
ARTES VISUAIS NO BRASIL E NO MUNDO.
INTRODUÇÃO.
I - ARTES VISUAIS NOS PERÍODOS.
I-1 - ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA.
I-2 - ARTE NA MESOPOTÂMIA.
I-3 - ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.
I-4 - ARTE ROMANA - ORIENTE E OCIDENTE.
I-5 - ARTE NA RENASCENTISTA.
I-6 - MANEIRISMO.
I-7 - ARTE BARROCA.
I-8 - ROCOCÓ.
I-9 - NEOCLASSICISMO.
I-10- ROMANTISMO NAS ARTES PLÁSTICAS.
I-11- REALISMO.
I-12- IMPRESSIONISMO.
I-13- PÓS-IMPRESSIONISMO.
I-14- EXPRESSIONISMO.
I-15- CUBISMO.
I-16- ARTE SURREALISTA.
I-17- POP ART.
I-18- ARTE CONCEITUAL.
II - ARTES: FOTOGRAFIA.
II-1 HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA.
II-2 TIPOS POPULARES DE FOTOGRAFIA.
II-3 FOTO JORNALISMO.
III - ARTES: CINEMA.
III-1 HISTÓRIA DO CINEMA.
III-2 FILMES BRASILEIROS.
(08/04/2009)

ARTES VISUAIS NO BRASIL E NO MUNDO.

Arte-Educação no Brasil
Realidade hoje e expectativas futuras.



Artes têm sido uma matéria obrigatória em escolas primárias e secundárias (lº e 2º graus) no Brasil já há 17 anos. Isto não foi uma conquista de arte-educadores brasileiros mas uma criação ideológica de educadores norte-americanos que, sob um acordo oficial (Acordo MEC-USAID), reformulou a Educação Brasileira, estabelecendo em 1971 os objetivos e o currículo configurado na Lei Federal nº 5692 denominada "Diretrizes e Bases da Educação". Essa lei estabeleceu uma educação tecnológicamente orientada que começou a profissionalizar a criança na 7ª série, sendo a escola secundária completamente profissionalizante. Esta foi uma maneira de profissionalizar mão-deobra barata para as companhias multinacionais que adquiriram grande poder econômico no País sob o regime da ditadura militar de 1964 a 1983. No currículo estabelecido em 1971, as artes eram aparentemente a única matéria que poderia mostrar alguma abertura em relação às humanidades e ao trabalho criativo, porque mesmo filosofia e história haviam sido eliminadas do currículo. Naquele período não tínhamos cursos de arte-educação nas universidades, apenas cursos para preparar professores de desenho, principalmente desenho geométrico. Fora das universidades um movimento bastante ativo (Movimento Escolinhas de Arte) tentava desenvolver, desde 1948, a auto-expressão da criança e do adolescente através do ensino das artes. Em 1971 o "Movimento Escolinhas de Arte" estava difundido por todo o país com 32 Escolinhas, a maioria delas particulares, oferecendo cursos de artes para crianças e adolescentes e cursos de arte-educação para professores e artistas. A Lei Federal que tornou obrigatório artes nas escolas, entretanto, não pôde assimilar, como professores de arte, os artistas que tinham sido preparados
pelas Escolinhas, porque para lecionar a partir da 5ª série exigia-se o grau universitário que a maioria deles não tinha. O Governo Federal decidiu criar um novo curso universitário para preparar professores para a disciplina Educação Artística criada pela nova lei. Os cursos de arte-educação nas universidades foram criados em 1973, compreendendo um currículo básico que poderia ser aplicado em todo o país.

BIBLIOGRAFIA.

BARBOSA, A. M. 1983. Relatório de preparação do 14º Festival de Inverno de Campos
do Jordão, SP. São Paulo, Secretaria de Estado da Educação.
BARBOSA, A. M. 1975. Teoria e prática da educação artística. São Paulo, Cultrix.
CANCLINI, N. 1980. A socialização da arte. São Paulo, Cultrix.
FERRAZ, M. H. T. e SIQUEIRA, P. I. 1987. Arte-Educação: vivência, experimentação
ou livro didático? São Paulo, Edições Loyola.
LANIER, V. 1984. Retornando Arte à Arte-Educação. Ar'te. (10).
LIPMAN, J. e MARSHALL, R. 1978. Art about art. New York, EP Dutton.
MARIN, L. 1978. Estudos semiológicos: la lestura de la imagem. Madrid, Comunicación.
MORINA, O. e JUBRIAS, M. E. 1982. Ver y compreender las artes plásticas. Habana,
Editorial Gente Nueva.
SCHEFER, J. L. 1969. Scénographie d'un tableau. Paris, Editora du Seuil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário