RÁDIO WEB INESPEC - BLOG 41/2011

ATUALIZAÇÃO NESTA DATA: 24.01.2012 RÁDIO WEB INESPEC - 04 DE ABRIL DE 2010. 2012 - ANO II
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -INSTITUTO INESPEC. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - Inscrições no site CAEE2012 - Rua Dr. Fernando Augusto, 873 - Santo Amaro. Informações pelos Telefones: (85) 3245-8928 e 3245 8822 e 88 HORA DE FORTALEZA-BOM JARDIM-CEARء-BRASIL
relojes web gratis
INSTITUTO INESPEC. Instituto de Ensino Pesquisa, Extensمo e Cultura. Rua Dr. Fernando Augusto, 873 – Santo Amaro. CEP 60543375. Telefones: DDI 55 OPERADORA XXXX DDD 85 3245.88.22 e 3497.0459 – 88 23 82 49 e 86440168 CENTRO DE ATENDIMENTOEDUCACIONAL ESPECIALIZADO. CAEE-INESPEC - CNPJ: 08.928.223/0001-25
BLOG GERENCIADO PELA REDE VIRTUAL INESPEC EAD NEC CAEE RWI INESPEC http://rwi5102.blogspot.com/ CAEE NEC EAD CURSOS http://caee2012.blogspot.com/ LETREIRO ELETRÔNICO
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -INSTITUTO INESPEC. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - Inscrições no site CAEE2012 - Rua Dr. Fernando Augusto, 873 - Santo Amaro. Informações pelos Telefones: (85) 3245-8928 e 3245 8822 e 88 A PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO WEB INESPEC É TRANSCONTINENTAL E O SOM É DE ALTA QUALIDADE. PORÉM, DIFICULDADES NO SEU SISTEMA DE BANDA LARGA PODE DESQUALIFICAR A QUALIDADE DA TRANSMISSÃO. VEJA COMO ESTÁ A SUA RECEPÇÃO/TRANSMISSÃO: Velocimetro RJNET COORDENAÇÃO DESTE BLOG: caeeinespec@gmail.com

terça-feira, 17 de março de 2009

ESCOLA SESI DA BARRA DO CEARÁ - Professor César Venâncio - PLANO DE CURSO: HISTÓRIA - 2009





ESCOLA SESI DR. THOMAZ POMPEU DE SOUZA BRASIL
PLANO DE CURSO
DISCIPLINA HISTÓRIA
OITAVOS ANOS
TURMAS: "A, B, C, D, E e F".
TURNO: Manhã.
http://wwwprofessorcesarvenancio.blogspot.com/2008/08/apresentao-escola-sesi-dr-thomaz-pompeu.html






“ Faz escuro, mas eu canto, porque amanhã vai chegar”
(A Vida Verdadeira; Thiago de Melo)

“Não estarei destruindo meus inimigos, quando os transformo em amigos?”
Abraham Lincoln

“Sem liberdade o ser humano não se educa, mas sem autoridade não há educação para liberdade”
Professor José Carlos Alves – SESI/BARRA DO CEARÁ.

Projeto Político Pedagógico.

Marco doutrinal.

Construção de uma sociedade mais humana, solidária, enfim, que seja:

 Fraterna, igualitária e ecologicamente equilibrada;
 Democrática e comprometida em todas as suas formas;
 Pluralista e sem preconceitos de qualquer natureza;
 Respeitadora da liberdade cultural e religiosa dos diferentes povos;
 Inclusiva e que rejeite as injustiças e desigualdades sociais.
Objetivo geral do Ensino Fundamental.

- Auxiliar na construção de uma nova sociedade, de um homem fundamentado em valores morais e éticos, isto é, vivenciar uma proposta pedagógica voltada para a formação de cidadãos.

- Objetivos específicos:

ENSINO FUNDAMENTAL
 Compreender a cidadania como um conjunto de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia a dia atitudes de participação, solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
 Apresentar um posicionamento crítico, responsável e construtivo nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro, utilizando o diálogo como forma de resolver conflitos e de tomar decisões coletivas;
 Perceber o ser integrante e dependente e agente transformador do ambiente natural, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável e a melhoria do meio ambiente;
 Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, crenças, sexo, raças e outras características individuais e sociais;
 Conhecer as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, enquanto meio para construir progressivamente a noção de identidade pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
 Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança e autonomia na busca de conhecimento e de elevação social;
 Utilizar a língua portuguesa para compreender e produzir mensagens orais e escritas com contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções de comunicação;
 Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.



PRIMEIRA PARTE
DATA: 18/03/2009
1/12 - FUNDAMENTAÇÃO INTRODUTÓRIA.

1 - INTRÓITO............................................................
2 - INTRODUÇÃO..........................................................
3 - SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DO TEMPO..................................
4 - A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES...............................................
5 - AS DATAS E OS SÉCULOS...................................................
6 - O QUE É HISTÓRIA........................................................
7 - HISTÓRIA COMO ESTUDO DAS VIDAS DOS SERES HUMANOS E DAS SOCIEDADES.......
8 - DIVISÃO DA HISTÓRIA.....................................................
9 - REFLEXÃO DOS CONTEÚDOS..................................................
10 - ATIVIDADES INTERATIVAS..................................................
11 - FAZENDO A HISTÓRIA......................................................
12 - ANÁLISE DE TEXTO: "DIÁRIO DE UMA FAVELA" ...............................

SEGUNDA PARTE
DATA: 18/03/2009
1/6 - REFLEXÕES.

1 - TEMPOS MODERNOS.........................................................
2 - ADMIRÁVEL MUNDO NOVO....................................................
3 - TODOS PODER AO REI......................................................
4 - MERCANTILISMO: ENRIQUECER O REINO.......................................
5 - OS REIS DO VELHO MUNDO..................................................
6 - AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA..............................

TERCEIRA PARTE
DATA: 18/03/2009
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO BRASIL.

1 - 1 AMÉRICA PORTUGUESA: TERRA DO AÇÚCAR.
1 - A OPÇÃO PELO AÇÚCAR.....................................................
2 - A PRODUÇÃO AÇUCAREIRA...................................................
3 - A SOCIEDADE DO AÇÚCAR...................................................
4 - AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA..............................

1 - 2 AMÉRICA PORTUGUESA: TERRA EM DISPUTA.
1 - GARANTIR O TERRITÓRIO: DÍFICIL MISSÃO...................................
2 - A UNIÃO IBÉRICA.........................................................
3 - OCUPAÇÃO HOLANDESA: A GUERRA DO AÇÚCAR..................................
4 - OS BANDEIRANTES EXPLORAM OS SERTÕES.....................................
5 - MUITO ALÉM DO AÇÚCAR....................................................
6 - AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA..............................
7 - A AMÉRICA DOS HOLANDESES................................................

1 - 3 AMÉRICA PORTUGUESA: A RIQUEZA DO OURO.
1 - OURO E MAIS OURO........................................................
2 - FORTUNA EM DISPUTA......................................................
3 - O CONTROLE DO OURO......................................................
4 - OS DESTINOS DO OURO.....................................................
5 - A SOCIEDADE MINERADORA..................................................
6 - A ARTE DAS MINAS........................................................
7 - AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA..............................
8 - A MINERAÇÃO DE HOJE.....................................................

1 - 4 AMÉRICA PORTUGUESA: MOTINS CONTRA A COROA.
1 - ORDEM E VIOLÊNCIA.......................................................
2 - POR DIREITOS E PRIVILÉGIOS..............................................
3 - MUDANÇAS DE RUMO........................................................
4 - O SISTEMA COLONIAL EM XEQUE.............................................
5 - AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA..............................
6 - REBELDIA ESCRAVA........................................................

QUARTA PARTE.
DATA: 18/03/2009
HISTÓRIA DO BRASIL.

BRASIL: A FORMAÇÃO DO PAIS.
1 - NOVOS ARES..............................................................
2 - EM TERRA TROPICAIS......................................................
3 - REVOLTA EM PERNAMBUCO...................................................
4 - PELAS PRÓPRIAS PERNAS...................................................
5 - OS SIGNIFICADOS DA INDEPENDÊNCIA........................................
7 - AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA..............................

BRASIL: PRIMEIRO IMPÉRIO.
1 - ESPERANÇA NO AR.........................................................
2 - REBELDIA CONTRA O IMPÉRIO...............................................
3 - NA BANCARROTA...........................................................
4 - AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA..............................
5 - OS RITUAIS DA CORTE.....................................................

BRASIL: BREVE HIATO.
1 - CONTRA A LÓGICA.........................................................
2 - AS URGÊNCIAS............................................................
3 - A UNIÃO A FERRO E FOGO..................................................
4 - O FIM DAS REGÊNCIAS.....................................................
5 - AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA..............................
6 - OS VÁRIOS BRASIS........................................................

QUARTA PARTE.
DATA: 18/03/2009
HISTÓRIA DO BRASIL - TEMAS HISTÓRICOS TRANSVERSAIS.
1-1.A FORMAÇÃO DA CIDADE DE FORTALEZA.
2-1.A FORMAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ.

Professor César Venâncio
Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário